Convido você para um curso de GESTÃO aplicada à saúde. É um curso diferente. Vou explicar seu conceito.
Porque a questão principal em saúde não é relacionada à medicina ou a conhecimento assistencial, é de organização do cuidado para produzir resultados, e quando se fala "organização", é de gestão que se está falando.
Gestão é a disciplina que torna produtivos os saberes e especializações de indivíduos.
-O OBJETO DA GESTÃO É SEMPRE UMA ORGANIZAÇÃO.
-GESTÃO FAZ COM QUE CONHECIMENTO SE TRANSFORME EM RESULTADO NO MUNDO REAL.
-GESTÃO É ORGANIZAR COM UM PROPÓSITO.
São os temas da gestão bem definidos no livro "WHAT MAGEMENT IS and why it is everyone's business" de Joan Magretta; Free Press, 2002.
Eles são divididos em dois eixos: DESIGN E EXECUÇÃO.
Parte I - GESTÃO COMO DESIGN
a- VALOR é definido sempre de fora para dentro;
b- MODELOS DE NEGÓCIO - transformando insights em empreendimentos;
c- ESTRATÉGIA - A lógica de sustentar desempenho superior;
d- ORGANIZAÇÃO - como definir os limites do que deve estar dentro ou fora dela.
Parte II - EXECUÇÃO
a- Encarando a realidade - os NÚMEROS que realmente são importantes e por quê;
b- RESULTADO real - MISSÃO e MEDIÇÕES;
c- Apostando no futuro - INOVAÇÃO e incerteza;
d- Entregando RESULTADOS - primeiro, você foca;
e- Gerenciando PESSOAS - os valores que realmente contam e por quê.
É um processo assistencial integrado por informação, a que chamamos LINHA DE CUIDADO - o ciclo completo de tratamento para uma condição médica específica ou segmento de usuários com características comuns.
[Note que não é "hospital", é LINHA DE CUIDADO].
A organização mais fundamental em cuidado é a LINHA DE CUIDADO UNIVERSAL (LCU).
Minhas pesquisas mostraram que a LCU é a concepção mais fundamental de organização de cuidado que vale para QUALQUER condição médica ou segmento de usuários com características comuns.
Uma LCU é constituída por um módulo assistencial e um módulo de dados, e a "engenharia" ou design de qualquer processo de cuidado que gere valor, tem que integrar esses dois módulos. Sem essa integração não é possível gerar valor em saúde.
O pressuposto em medicina sempre foi que a organização mais importante para a prática médica é o hospital, onde especialistas e tecnologias garantiriam o melhor cuidado. Mas não é assim.
Repetindo: a organização fundamental para geração de valor em saúde é uma LINHA DE CUIDADO INTEGRADA (LC) para cada condição médica.
PRODUZIR OS MELHORES DESFECHOS EM CADA CONDIÇÃO MÉDICA COM CUSTOS O MAIS CONTROLADOS POSSÍVEL.
Três atributos.
A LINHA DE CUIDADO tem que ser:
1- FUNCIONAL: (produzir desfechos excelentes para usuários);
2- CONFIÁVEL: (seus desfechos têm que ser consistentes/sustentáveis);
3- PAGÁVEL: (quem paga pelo serviço deve perceber valor no que paga).
a- Para ser funcional, uma LC tem que ser INTEGRADA (multidisciplinar). O que produz desfechos excelentes é um time assistencial - médicos e profissionais de apoio - não especialistas isolados. O time é integrado por informação (tecnologias).
b-Para que seja confiável, a LC tem- em última análise- que ter sua remuneração vinculada aos resultados que PRODUZ. Só assim são criados incentivos econômicos que garantem a funcionalidade de uma Linha de Cuidado.
VALOR EM SAÚDE É INCOMPATÍVEL COM REMUNERAÇÃO POR EVENTO (FEE FOR SERVICE)
c- Para que o cuidado seja pagável, a ênfase tem que ser ANTECIPAR & PREVENIR condições adversas, não “diagnosticar & tratar” condições já instaladas.
Isso reforça o item (b) acima, pois o prestador - a Linha de Cuidado - terá incentivo econômico para manter o usuário saudável.
Significa que pagadores/contratantes devem perceber valor no que pagam, motivando-se assim a continuar pagando. Apenas isso.
"Perceber valor"? Como assim?
Sim.
Valor é percepção de valor.
O pagador tem que perceber que o valor que recebe é MAIOR que o preço que paga.
O foco da gestão de uma LINHA DE CUIDADO é nos dois fatores que constroem essa percepção: DESFECHOS para clientes e CUSTOS incorridos na operação da LC.
Os custos da LC determinarão os preços que ela vai cobrar, por isso, têm que ser gerenciados (mantidos sob controle). Assim, quem paga pelos desfechos considerará o preço cobrado, pagável.
Formar gestores do valor que linhas de cuidado geram.
Prover ferramentas e método para possibilitar gestão do valor gerado por linhas de cuidado. Faremos isso, estudando casos e ferramentas para a montagem (design) e gestão de Linhas de Cuidado para entregar valor mensurável.
Empresas de saúde de vários tipos têm implantado VMOs - Value Management Offices (Escritórios de Gestão do Valor) como veículo para a gestão do valor gerado por Linhas de cuidado.
Para serem efetivos, VMOs devem ter as seguintes características:
-Devem ser vistos como investimentos estratégicos.
-Sua missão é fazer a gestão do valor de LCs.
-VMOs devem ser independentes da operação do dia-a-dia porque seu foco inicial é aprendizado e capacitação, não geração imediata de receita.
-O aprendizado e capacitação de um VMO deve ocorrer na prática, implantando e gerenciando operações protótipo de Linhas de Cuidado que a empresa a que pertencem julguem prioritárias.
-O processo de implantação de um VMO deve ter meta e prazo-[ou seja, aprendizado e capacitação, devem ter prazo].
Na minha abordagem, um VMO só se legitima com a assinatura de contratos lastreados em desfechos, e isso deve começar a ocorrer num prazo de 3-5 anos a partir da sua implantação. Esses contratos é que dão concretude ao aprendizado.
PS: Um contrato lastreado em desfechos vincula de alguma forma a remuneração da Linha de Cuidado aos desfechos gerados por ela para o segmento de pacientes que a LC atende.
A qualquer profissional que tenha alguma experiência/conhecimento em aspectos de gestão em saúde.
Experiência em PMOs (Escritório de Gestão de Projetos) ajuda.
Experiência em acreditação e gestão de indicadores de qualidade assistencial também ajuda.
Todas precisam.
-Pagadores/auto gestões que querem fazer contratos com base em valor (sinônimo de contratos lastreados em desfechos) para condições médicas que lhes geram muito custo.
-Operadoras que querem oferecer serviços de LCs específicas a pagadores que estão pressionados por custos altos.
-Provedores de cuidado (como hospitais) que querem demonstrar geração de valor em certas condições médicas específicas.
-Indústria farma e de materiais querem demonstrar o valor de seus insumos (medicamentos/próteses) em Linhas de Cuidado específicas.
- O SUS que tem interesse em valor mensurável (bons desfechos com custos controlados) para linhas de cuidado como AVC, câncer de mama e várias outras.
Contratos do SUS com Organizações Sociais (OSs), por exemplo, poderiam (e deveriam) ser lastreados em Desfechos de Linhas de Cuidado, não apenas em volume de atendimentos e eventos de cuidado isolados.
O foco é sempre preparar gestores de VMOs para assinar os primeiros contratos lastreados em desfechos de linhas de cuidado em 3-5 anos.
O conteúdo é dividido em módulos. Partimos dos conceitos fundamentais da geração de valor em saúde e fora dela como apresentados por Joan Magretta no livro “WHAT MANAGEMENT IS”.
Valor é um conceito universal.
Passamos por ferramentas e abordagens para projeto (design) de linhas de cuidado. Chegamos à montagem e operação de sistemas de gestão de linhas de cuidado e... terminamos com a proposta de uma metodologia para certificação de desfechos de Linhas de Cuidado, um tipo de certificação que não existe hoje, mas que será fundamental para legitimar o valor gerado por LCs.
DESIGN
O design de linhas de cuidado faz o projeto de arranjos de PESSOAS, PROCESSOS E TECNOLOGIAS de LCs.
Toda LC, para qualquer condição médica, é constituída por arranjos desses três elementos.
-A montagem de LCs para condições médicas específicas dará maior ou menor ênfase a cada um dos elementos, dependendo da condição médica, mas os três sempre estão presentes.
EXECUÇÃO - Sistema de Gestão
Um sistema de gestão é uma arquitetura de indicadores interligados que devem ser monitorados para garantir que a LC está no rumo certo.
Esses indicadores são relacionados à métricas de desempenho que influenciam os DESFECHOS e os CUSTOS da Linha de Cuidado.
FORMATO DO CURSO
Você tem as três opções abaixo, mas pode propor uma forma mais adequada às suas necessidades, só me dizer. Agende AQUI para conversarmos.
1) Pix à vista: R$ 3.600
(Chave PIX - CNPJ: 17.098.371/0001-50)
Envie o comprovante pelo e-mail atendimento@innovatrix.com.br
2) Boleto parcelado em 3x sem juros
(10 mar, 10 abr e 10 mai)
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3) Cartão de crédito parcelado em até 12x R$ 372,33
(via PagSeguro). Link para pagamento:
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